Editora Mandacaru: Sua obra “A Apresentação de Brzinho e o Sumiço do Controle do Ar-condicionado” foi publicada recentemente pela Editora Mandacaru. Como surgiu a ideia de publicá-lo?
Escritor Jônatas Alexandre: A ideia de publicar o livro foi crescendo com a evolução da história e com a crescente necessidade de mostrar Brzinho e tudo que ele é para as crianças e o mundo.
Editora Mandacaru: Qual o objetivo de sua obra e sua importância para o universo literário ou para o assunto que aborda?
Escritor Jônatas Alexandre: O objetivo de Brzinho é contar de maneira divertida para crianças e adultos a história da nação, nações e também de forma histórica e do próprio Brzinho. Outro objetivo é que os leitores sintam as emoções, angústias ou indignações que permeiam os personagens que as vezes tão fictícios e tão reais. Isso é algo que a leitura pode proporcionar.
A Importância da obra para universo literário é trazer de forma nova um olhar diferenciado para a história brasileira, a vida e assuntos escolares que com o passar do tempo esquecemos, também, olhares para brincadeiras que não são restritas para crianças e que fazem bem, independentemente da idade. Assim, espero que esse livro possa somar com as demais grandes obras que existem na literatura brasileira, pois como diz um professor “sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho, então sonhe grande.”
Editora Mandacaru: Como está sendo a experiência de ser escritor?
Escritor Jônatas Alexandre: É uma experiência incrível porque tudo é novo e o próprio Brzinho já é um desafio, pois tenho que fazer com que ele perceba a sua ação no espaço como um estudante, indivíduo possuidor de direito, deveres e também uma nação.
Editora Mandacaru: Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?
Escritor Jônatas Alexandre: O conhecimento que obtive de vivência (apesar de não ser muito devido a idade) e o contato que tenho com pessoas mais velhas ou até mais novas, elas trazem consigo novos olhares sobre a realidade. Além disso, vou buscando com a história brasileira, seja por livro, professores da área e também de outras áreas do conhecimento, conteúdos históricos e atuais pelas mídias alternativas, também visito com pais, amigos e namorada a alguns locais que agregam no meu conhecimento como indivíduo, como museus históricos a tecnológicos. Com tudo isso procurando entender por que tal coisa é assim? Por que chegamos aqui assim? Ou chegamos até aqui dessa maneira? Tudo isso influenciará na escrita.
Minhas inspirações são de continuar escrever não só Brzinho, como outros: Kunumi e Potiguar o Homem e a Vassoura e outros. Também espero de coração que demais pessoas possam se inspirar e se jogarem nesse universo de escritores, principalmente os do meu Estado e assim, ganhem o mundo com suas literaturas, assim como outros irmãos(as) brasileiros(as) de outros séculos também ganharam.
Editora Mandacaru: A família e os amigos lhe apoiam nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?
Escritor Jônatas Alexandre: Sim, primeiramente, meu Deus o qual me apoiou desde o nascimento, pois fui de parto prematuro. Minha família me apoiou muito nessa jornada, namorada, amigos que consideram da família, amigos(as) de trabalho também e muita brincadeira saudável durante o período da seguinte maneira: “escrevi, se der certo ótimo, não custa tentar.” “Só vai saber tentando.” “Quero autógrafo.”
Tudo isso foi importante porque no momento que não torceram contra, já estavam a favor, observo que esse foi o fator determinante.
Editora Mandacaru: Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?
Escritor Jônatas Alexandre: Confesso que a leitura no Brasil está diversificada e baixa se comparado com uns anos anteriores. Outra situação que contribui para essa leitura baixa foi que as pessoas estão tão atarefadas que não já não tem mais tempo para leitura, as demandas do dia a dia sugam o tempo que elas dedicariam a leitura.
Hoje, existem muitos leitores de títulos de jornais, pois hoje tudo tem que ser rápido e ninguém mais tem tempo para nada. Às vezes falta organizar melhor o tempo investido nas demais situações do dia e quem sabe desacelerar um pouco.
O quadro de leitura no Brasil pode mudar se, principalmente, os pais, responsáveis, começarem a ler para uma criança, para até outra pessoa trecho do livro que gosta ou que chamou atenção e assim, aos poucos implementar pequenos hábitos de leitura no seu dia. Dessa maneira, consumo de livros digitais ou físicos podem aumentar.
Editora Mandacaru: Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?
Escritor Jônatas Alexandre: Sim pretendo abordar livros com os temas mais históricos, outro sobre o olhar de uma parte da sociedade sobre uma determinada profissão. Com isso, buscando nos livros trazer algo proveitoso ou que possa ser utilizado de maneira reflexiva, com temas atuais e relevantes. Também espero que os livros se tornem algo a amis como: anime, HQ, filme e outros.
Editora Mandacaru: Como você espera que os leitores interpretem sua obra?
Escritor Jônatas Alexandre: Espero que os leitores interpretem buscando sempre algo a mais. Mas, alerto que a obra não tem juízo de valor, certo ou errado sobre grupo ou período histórico que apareçam durante a obra. Porém, de relatar, de observarem a duplicidade na história, aguçar a interpretação de texto e que busquem ser um indivíduo melhor apesar de.
Editora Mandacaru: Como foi a sua experiência em publicar pela Editora Mandacaru?
Escritor Jônatas Alexandre: Foi ótimo, espero que a Editora Mandacaru continue a me ofertar essa oportunidade e guiar por esse mundo de escritores de maneira esperançosa e pacientemente.
Editora Mandacaru: Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você e sua obra se preferir.
Escritor Jônatas Alexandre: Olá querido Leitor, quero convidá-lo a embarcar nessa aventura de Brzinho e espero que você goste da obra, que os assuntos abordados possam também ser úteis na sua vida e daqueles para quem você lê ou quiser recomendar. Se esta obra de Brzinho o impactar busque outras, mesmo que não seja as minhas, mas, busque ser uma pessoa melhor. Do amigo e neófito escritor: Jônatas Alexandre.
Adquira o livro “A apresentação de Brzinho e o Sumiço do Controle do Ar-condicionado”, entrando em contato direto com o autor, através do Instagram: https://www.instagram.com/jonatasalexandress1_/