Mario Quintana, poeta, contista, cronista, tradutor e jornalista gaúcho, foi um autor de destaque da literatura brasileira do século XX. Experimentador da linguagem, o autor escreveu poemas metrificados e de versos livres, prosa poética e até pequenos aforismos, que encantam o público leitor pela leveza e bom humor, alternados com certa melancolia e reflexão a respeito da transitoriedade da vida.
Sem articular-se a qualquer escola literária, a poesia de Quintana faz-se a partir da observação do cotidiano, expressando com simplicidade a vida comum: o tique-taque dos relógios, o ato de apaixonar-se, a “presença misteriosa da vida”.
Mario de Miranda Quintana nasceu em 30 de julho de 1906, na cidade de Alegrete (RS), onde cursou os primeiros estudos. Em 1919, ainda que contrariado, mudou-se para Porto Alegre, para estudar em regime de internato no rigoroso Colégio Militar do município. Foi na Hiloea, a revista da escola, que apareceram seus primeiros poemas publicados. O talento do jovem logo extrapolou os limites colegiais: em 1923, seus versos foram publicados em um jornal de Alegrete.
Recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1980, pelo conjunto da obra, e o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano. Faleceu em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1994.
No intuito de incentivar a Literatura Brasileira Contemporânea e homenagear o brilhante poeta escritor Mario Quintana, que se estivesse vivo completaria 118 anos em 30 de julho de 2024, tornamos público o Edital do 2º Concurso Internacional de Poesias da Editora Mandacaru – Prêmio Mario Quintana.
O presente Concurso conta com o apoio cultural da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana.
I – TEMA
O tema proposto é de natureza livre.
II – NÚMERO DE TEXTOS SELECIONADOS
Serão selecionados e classificados apenas 20 (vinte) poemas. Poderão, a critério da comissão julgadora, serem escolhidos mais 10 (dez) poemas, a título de “Menção honrosa”.
III – INSCRIÇÕES
A inscrição do texto e participação é totalmente gratuita e cada pessoa poderá enviar apenas 01 (um) poema, o qual não precisa ser inédito. Poderá se inscrever qualquer pessoa a partir dos 18 (dezoito) anos, do Brasil ou do exterior, desde que o poema seja escrito em língua portuguesa. Menores de 18 anos podem se inscrever, porém, com autorização escrita dos pais ou representante legal.
IV – PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
Serão aceitos apenas poemas enviados para o e-mail: contato@editoramandacaru.com.br no período de 06 de julho a 10 de agosto 2024.
V – DADOS EXIGIDOS NAS INSCRIÇÕES
Em anexo, deverão ser enviados os seguintes dados: nome completo, pseudônimo (obrigatório), breve biografia com até 15 linhas, número de celular, cidade e estado e o poema com o máximo de 30 linhas; o texto deverá ter as seguintes especificações: fonte New Roman Time ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0; formato Word.
VI – DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todas as inscrições serão avaliadas por uma comissão composta de membros da editora Mandacaru e escritores de elevado conhecimento na Literatura, os quais efetuarão o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita, ritmo e rima, conforme a norma culta da língua portuguesa ou qualidade artística. Dessa decisão, não caberá recurso.
VII – DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO OFICIAL
O resultado oficial com a relação dos poemas selecionados será publicado no site ou Instagram da editora Mandacaru – https://editoramandacaru.com.br/ – https://www.instagram.com/editoramandacaru/
VIII – DA PREMIAÇÃO
A premiação constará de:
– 1º colocado: O 1º colocado, como premiação, terá direito a publicar pela editora Mandacaru, um livro de sua autoria, gratuitamente, na quantidade de 20 (vinte) exemplares, os quais lhe serão entregues, via correios. Não haverá comercialização desses livros e nem outras impressões do mesmo.
(configuração técnica do livro: tamanho 14x21cm, capa colorida, miolo preto & branco, com registro ISBN, ficha catalográfica, 20 exemplares, até 100 páginas) e Certificado impresso.
– 2º e 3º lugar: O 2º e 3º colocado, como premiação, terão direito a publicarem um e-book de sua autoria, gratuitamente, os quais lhes serão entregues, via e-mail. Não haverá comercialização desses livros e nem outras impressões do mesmo.
(configuração técnica do livro: tamanho 14x21cm, capa colorida, miolo preto & branco, com registro ISBN, ficha catalográfica, até 100 páginas) e Certificado digital.
– Os demais autores selecionados receberão Certificados digitais.
– Todos os autores selecionados terão seus poemas publicados no site ou Instagram da editora Mandacaru.
IX – CALENDÁRIO
Inscrição: 05 de julho a 10 de agosto 2024; publicação do resultado no sítio da editora Mandacaru: 20 de agosto de 2024.
X – DISPOSIÇÕES GERAIS
O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade do seu poema, e em caso de violação da legislação dos direitos autorais, assume única e integralmente a responsabilidade perante a editora Mandacaru e terceiros.
Nenhum autor efetuará pagamento ou receberá quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos.
Ao realizar a inscrição, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Editora Mandacaru, sem ônus, exclusivamente para os propósitos definidos neste edital e para promoção desta iniciativa. Não haverá pagamento de direitos autorais, em virtude do caráter cultural do edital, sendo, ainda, que os direitos autorais são dos poetas e permanecem com os mesmos.
A editora Mandacaru se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores inscritos.
Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas através do e-mail: contato@editoramandacaru.com.br ou pelo WhatsApp: (75) 98111-6262.
O envio e submissão do texto caracteriza a aceitação dos termos e condições deste edital.
Os casos omissos serão resolvidos pela editora Mandacaru.
Feira de Santana-BA, 01 de julho de 2024
Maroel Bispo
Diretor da Editora Mandacaru