Escritor Carlos Magno, de Feira de Santana-BA, concedeu entrevista sobre o seu livro intitulado “Dona Mury Soka e o professor Edu”.

Entrevistado: Carlos Magno (Feira de Santana-BA)

 

Editora Mandacaru: Sua obra “Dona Mury Soca e o Professor Edu” foi publicada pela Editora Mandacaru. Como surgiu a ideia de publicá-la?

 

Carlos Magno: Naturalmente que a ideia partiu da experiência do autor como professor dedicado aos estudos, aliada à sua luta e ojeriza contra as muriçocas. Muitas das atitudes do prof. Edu no cuidado contra elas são as mesmas do autor.

 

Editora Mandacaru:  Qual o objetivo desse livro e qual sua importância para o universo literário e para a sociedade?

 

Carlos Magno:  A obra se enquadra na categoria de literatura infantojuvenil, para um público adolescente letrado. A obra surge em um momento histórico em que a sociedade enfrenta grandes perdas de vidas humanas em decorrência da epidemia da dengue, zika, febre amarela e  chikungunya, provocada pelos mosquitos aedes aegypti. Só neste ano, a Agência Brasil constata 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024, chegando-se infelizmente a 1.792 óbitos confirmados por dengue. Nesse sentido, a obra constitui-se, além de ficção, um instrumento para a prevenção e combate desses terríveis vetores de enfermidades e grande número de óbitos.

 

Editora Mandacaru: Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?

 

Carlos Magno:  Além de minha própria vivência como escritor, o interesse de meu neto Guilherme pelo fascinante mundo da literatura infantil. Em todas as noites, ele não dorme sem que sua mãe, ou eu, não leia um dos seus livros. E ele tem muitos! Sua mãe é assinante de uma editora que lhe envia um livro de literatura infantil por mês. Breve ele terá uma  das maiores coleções desse tipo de literatura. Tudo isso me anima a aventurar-me por essa modalidade de gênero literário.

 

Editora Mandacaru: A família e os amigos lhe apoiam nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?

 

Carlos Magno:  Sim, sempre apoiam, mas não muito! Se não tivermos coragem e determinação para enfrentar os desafios para publicação de livros no Brasil, onde ainda se lê muito pouco, dificilmente publicaríamos nossos livros.

 

Editora Mandacaru: Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?

 

Carlos Magno:  Em nosso tempo, não tínhamos tantos concorrentes como a nova geração tem hoje. A geração milennials tem sido muito seduzida pelo fascínio da realidade virtual, sobretudo do entretenimento, o que tem prejudicado bastante em seu desenvolvimento cognitivo. Não podemos prever até quando o livro impresso ainda perdurará, mas chegará o tempo em que nós, escritores, também nos adaptemos ao e-book e ao audiobook.

 

 

Editora Mandacaru:  Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?

 

Carlos Magno:  Sim, enquanto tiver condições físicas e mentais para isso! Estou escrevendo vários livros ao mesmo tempo, desde os ensaios teóricos, minha tese de doutoramento, poesia e pretendo continuar escrevendo livros infantis.

 

Editora Mandacaru:  Como você espera que os leitores interpretem este livro que está sendo publicado?

 

Carlos Magno:  O livro tem um tom cômico e era assim mesmo que eu gostaria de escrever. Minha dissertação do Mestrado foi sobre a comicidade na literatura de cordel. Além de provocar certa fruição estética pela leitura da obra, nosso interesse também é de conscientização social quanto à epidemia da dengue.

 

Editora Mandacaru:  Como foi a sua experiência em publicar pela Editora Mandacaru?

 

Carlos Magno:  Não tenho nada a reclamar do atendimento, do excelente trabalho gráfico e do cumprimento dos prazos estipulados. A Editora Mandacaru faz uma grande diferença no mercado editorial.

Editora Mandacaru: Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você ou colocando sua biografia se preferir.

 

Carlos Magno:  Minha autobiografia consta na obra publicada. Essa obra será lançada na Flifs e na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. Também será lançada no dia 7 de setembro, a partir das 10h, na Bienal de São Paulo, que é uma das maiores da América Latina. E ainda estou muito grato a Deus por essa obra ser selecionada pela Literarte para receber o Prêmio Destaque da Bienal 2024.

 

Aos interessados em adquirir o livro do escritor Carlos Magno,  segue o contato de telefone/WhatsApp e Instagram.

 

– Telefone: 75.988083305

– Instagram: @carlosmagnovs

 

Atalhos

Nossa Localização

Rua Hidrolândia n127

Bairro Eucaliptos - 44090-140

Feira do Santana - BA

Contato

© 2023 Editora Mandacaru