Editora Mandacaru: Seu livro “Viva as Marias, Camará e outros poemas de vadiagem” foi publicada recentemente pela Editora Mandacaru. Como surgiu a ideia de publicá-lo?
Escritor Léo Sátiro: Comece a publicar alguns poemas em antologia e coletânias de diferentes editoras. Numa dessas seleções, tive que cortar um texto por causa do limite de laudas estabelecido pela editora. Mas tinha a vontade de ver o texto completo. Então decidi que iria publicar esse poema na integra em um livro. E comecei a escrever outros poemas que integrariam o material que decidi intitula de Viva as Marias, Camará e Outros Poemas de Vadiagem.
Editora Mandacaru: Qual o objetivo de sua obra e sua importância para o universo literário ou para o assunto que aborda?
Escritor Léo Sátiro: Quando comecei a fazer capoeira e me aprofundar nessa arte ancestral, percebi que a figura da mulher era quase invisível. Ouvia falar de grandes mestres. Mas e as mulheres? Onde estavam? Então decidi pesquisar alguns nomes femininos ligados à capoeira. Sempre estavam ligados à baderna, confusão. Então resolvi trazer essas histórias através dos poemas e contar um pouco dessas histórias silenciadas, mas através de uma perspectiva diferente: da mulher que luta para se defender da violência masculina, da mulher que luta para libertar seu povo do cativeiro.
Editora Mandacaru: Como está sendo a experiência de ser escritor?
Escritor Léo Sátiro: Estou adorando. Tenho outros textos já escritos, alguns apenas com a ideia principal desenvolvida. E pretendo seguir publicando.
Editora Mandacaru: Como sua experiência de vida lhe influencia na escrita? Quais são suas inspirações?
Escritor Léo Sátiro: Sou capoeirista. Penso a capoeira além dos treinos de movimentação e instrumentalização. Penso ela numa perspectiva mais histórica, carregada de riquezas. Isso me inspira. E dediquei também a obra em questão à minha mãe, que se chama Maria. Uma mulher que também construiu sua vida por meio da luta e resistência, mãe solo, professora. Minha base.
Editora Mandacaru: A família e os amigos lhe apoiam nesta empreitada? Qual fator determinante do apoio ou não deles?
Escritor Léo Sátiro: Tenho apoio da minha esposa, que me incentiva em meus projetos. Minhas filhas e minha família em geral são fontes de inspiração e incentivo. Os amigos também que incentivam a escrever e divulgar meus escritos.
Editora Mandacaru: Como você enxerga a questão da leitura e do consumo de livros hoje no Brasil?
Escritor Léo Sátiro: Acho fundamental a leitura. Infelizmente não temos grandes incentivos financeiros para isso. E trabalhar de forma independente é difícil. E temos que competir também com o mundo digital. Mas seguimos acreditando na importância do ato de ler.
Editora Mandacaru: Você pretende seguir publicando mais livros? E quais assuntos que gostaria de abordar futuramente?
Escritor Léo Sátiro: Sim. Tenho outros projetos. Alguns já escritos, outros apenas com algumas ideias desenvolvidas. Alguns infantis, contos, poemas com temas diversos.
Editora Mandacaru: Como você espera que os leitores interpretem sua obra?
Escritor Léo Sátiro: Espero que este livro incentive a busca pelo conhecimento mais aprofundado sobre a capoeira e o samba de roda, duas expressões culturais importantes para demarcar a nossa identidade. E que nessa busca, os nomes das mulheres venham à tona, saiam da invisibilidade e suas vozes sejam ouvidas. É necessário contar a história sobre uma outra perspectiva e não mais a do colonizador.
Editora Mandacaru: Como foi a sua experiência em publicar pela Editora Mandacaru?
Escritor Léo Sátiro: adorei a experiência. Desde o primeiro contato até a entrega do material. Sempre obtive respostas para minhas dúvidas. Tudo seguiu como combinado, entregas no prazo.
Editora Mandacaru: Deixe aqui um convite de leitura ao seu leitor, falando um pouco de você e sua obra se preferir.
Escritor Léo Sátiro: Sou professor da rede estadual de ensino no estado da Bahia. Sou licenciado em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). No campo artístico trago em minha bagagem profissional 12 anos de experiência como ator de teatro, criação coletiva, dramaturgia corporal, ministrante de oficina de teatro, contador de histórias.
O livro Viva as Marias Camará e Outros Poemas de Vadiagem apresenta ás leitoras e leitores o universo da Capoeira e do Samba de Roda, conduzido por figuras femininas que moldam e continuam a moldar a identidade do Brasil. Através dessas narrativas poéticas, cada verso revela os laços profundos que unem essas duas expressões culturais de raízes africanas, ressaltando o papel fundamental que desempenham no movimento de resistência e luta das mulheres negras em nosso país. Cada poema é um convite para uma imersão reflexiva sobre a força, a graça e a resiliência das protagonistas que desafiam as adversidades, tecendo assim uma tapeçaria de histórias que ecoam além do tempo e do espaço.
Adquira o livro, entrando em contato com o autor, através das redes sociais do escritor Léo Sátiro.
Instagram: @leo.satiro.3
WhatsApp: 75 991385901